O processo de plugagem consiste no preenchimento de galerias com material de resistência adequada, indicado em projeto, com a finalidade de
aumentar as condições de estabilidade e resistência da galeria, garantindo estanqueidade do sistema, dentre outros aspectos.
O processo envolve metodologia executiva em etapas, desde definição do acesso, escolha do material para preenchimento, traço, sistema de bombeamento, dimensionamento e ancoragem de forma para suportar empuxo do material bombeado, sistema para monitorar e indicar preenchimento total da galeria, dentre outras questões particulares de cada projeto. Um dos materiais mais utilizados para o preenchimento das galerias é o concreto autoadensável. A partir de uma definição precisa do traço, de acordo com as características da galeria e diretrizes de processo. Em outras situações a galeria está submersa ou existe fluxo de água, sendo necessário a utilização de concreto subaquático.
Com o recorrente alteamento das barragens de rejeito e as mudanças nas normas regulamentadoras as galerias de drenagem subterrâneas tornaram-se obsoletas e pontos de fragilidade da estrutura.
Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.